terça-feira, 8 de junho de 2010

1º Festival de Música de Santa Catarina


Segundo o Dicionário Grove de Música, música erudita é música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares. O termo é aplicado a toda uma variedade de músicas de diferentes culturas e que é usado para indicar qualquer música que não pertença às tradições folclóricas ou populares.


Estando a Igreja de Santa Catarina no centro de um bairro alto onde as mais variadas práticas de músicas com influências pop e folk são o mote para a festa e para uma vivência cultural rica, sentimos que a presença de outras músicas e de outras artes podem entrar também na festa deste bairro mais alto, entrar também nesta tendência de moda!


Assim propomos a realização de um festival, sem título mas com muita essência, essência musical e artística.


Essência sacra e louvada, temos a Música Sacra, no seu sentido restrito (e mais usado), como a música erudita própria da tradição religiosa judaico-cristã. Em sentido mais amplo é usado como sinónimo de música religiosa, que é a música nos cultos de quaisquer tradições religiosas.Por isso apresentamos um programa onde compete a música de Câmara, os Grandes Corais, os Instrumentos de raiz mais clássica, o Órgão, o Canto Gregoriano…


Mas também o Cinema Sacro e as artes visuais, para além do espaço, da arte e da mestria magnifica, imposta no Convento dos Paulistas, teremos também as artes decorativas com uma mostra espólio da Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai.

Sem comentários:

Enviar um comentário